Monday, January 13, 2014

O Sistema - Parte 1

Você pode não enxergar, acreditar, mas tenha a certeza que você o sente... na sua pele, todos os dias.
Pior, ele está ao seu lado, embaixo dos seus pés e sobre sua cabeça, aguardando seus movimentos, pois ele precisa de você.

O SISTEMA, sim, ele existe e é mais real do que parece...
A partir de agora, faremos uma viagem que talvez ajude você a entender um pouco mais do funcionamento do sistema.
Mas antes, darei algumas dicas de como entendê-lo um pouquinho melhor:
- Pergunte sempre o porquê das coisas, se algo não fizer sentido ou não possuir uma resposta, saiba que há grande chance do sistema estar por trás.
- A grande maioria daqueles que julgamos ser vilões, na verdade são vítimas.
- Por último, nunca negue o sistema, pois você faz parte dele.

Vamos lá:
Tia Zina é uma pequena produtora de compotas artesanais de um município distante. Ela vende suas deliciosas compotas para os pequenos comerciantes da região. Todos dizem que as compotas de figo e mamão de Tia Zina são as melhores do mundo.  
José tem uma voz e um talento incrível para a música, canta como ninguém. José produziu seu primeiro CD com músicas próprias.
Marquinhos joga futebol desde os 3 anos, quando ganhou a primeira bola. Foi eleito por vários anos o melhor jogador do campeonato regional. É o craque da cidade.

Quais as chances de Tia Zina, José e Marquinhos se tornarem grandes no que fazem?  Qual a chance de Tia Zina se tornar uma empresária de sucesso? De José se tornar um cantor profissional? E de Marquinhos integrar um time da primeira divisão?
Os céticos diriam: talento e trabalho e talvez uma pouco de sorte.
Pois eu vos digo: Talento e trabalho não bastam, pior, podem não fazer diferença, ou você nunca fez a pergunta: por quê? Como é que pode? Isso é possível? E não obteve resposta ou a resposta não fez sentido. Na verdade, a sorte é o sistema travestido.

A sua sorte é proporcional a sua sintonia com o sistema. Alguns preferem dizer: é dançar a mesma música, mesmo que não seja o seu ritmo, ou pior, mesmo que você não saiba dançar.

Vejamos outro exemplo: por que você acha que existem produtos tão baratos em alguns lugares? Em função do proprietário não pagar impostos? Do produto não ser original? De a empresa receber subsídios? Não, na maioria das vezes, é o sistema atuando. Alguém está pagando as contas por você, para que você tenha acesso a um produto tão barato. É o fornecedor da matéria-prima, que explora a natureza além de sua capacidade de regeneração, é o trabalhador da fábrica que trabalha em regime de escravidão, é a criança que abre mão da sua infância, é o governo que se cala para garantir o crescimento econômico.
Por quê? É o tipo de pergunta cuja resposta tende a não fazer sentido.

Outras perguntas que parecem não fazer sentido: Por que as pessoas destroem o meio ambiente se dependem dele para a sua sobrevivência? Os céticos diriam que é por que estas pessoas desconhecem os impactos destas ações, ou seja, não estão conscientizadas. Será? O fato é que as pessoas que mais destroem o planeta tem justamente formação superior e falam mais de duas línguas.

Por que se investe tanto em armas num período em que se fala tanto em paz? 
Por que ainda há tanto preconceito se a ciência prova cada vez mais que somos iguais?

Simplesmente, porque o sistema é assim.
Bem, antes de revelarmos o que é o sistema, mais algumas verdades importantes sobre ele:
- O sistema não é novo, mas está cada dia mais forte.
- O grau de sucesso do seu negócio e de sua vida é proporcional ao grau de sua compreensão do sistema.
- Ninguém é mais forte que o sistema, os que tentaram ser mais fortes que ele acabaram tornando o próprio sistema mais forte.

<Continua>

No comments:

Post a Comment